Filiada à

Endereço

Av. Dom Luís, 300 - Meireles, Fortaleza - CE - Sala 1122

Atendimento

(85) 3092.0401 / (85) 3264.9466
Segunda a sexta das 9h as 17:30h.

E-mail

amc@amc.med.br

Quanto antes melhor

Todos se preocupam, temem o câncer, por tudo que ele pode vir a causar, seus mitos, seus tabus, mas o câncer de mama traz um temor ainda para as mulheres, além de ser o de maior incidência, afeta um órgão especial, símbolo da imagem da mulher.
 
Para o corrente ano são estimados 66.280 novos casos para o Brasil e 2.510 novos casos para nosso estado.
 
O movimento “Outubro Rosa”, tem como sua marca registrada o laço cor de rosa, hoje em dia é uma campanha de abrangência mundial, a qual teve início nos Estados Unidos da América, onde o Congresso Nacional votou e aprovou lei estabelecendo outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.
 
A Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará, no período de 1998/2001, realizamos campanha educativa com o seguinte slogan Câncer de mama – se toque, o qual, com o duplo sentido, teve a intenção de alertar para a importância do diagnóstico precoce.
 
Na gestão seguinte, a Sociedade Brasileira de Mastologia realizou a “Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária”, com o slogan Fique de olho.
 
A campanha de maior penetração e apelo, sem dúvida é o “Outubro Rosa”. Nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Mastologia aderiu a essa campanha mundial, que, além do esclarecimento sobre a doença, luta também pelo acesso ao diagnóstico e tratamento.
 
Neste ano de 2020 o slogan do Outubro Rosa em campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Mastologia é “Quanto antes melhor”, alertando da necessidade do diagnóstico precoce, pois quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a possibilidade de preservação da mama e cura.
 
Não podemos esquecer que em tempos de pandemia, vivemos um período atípico de nossas vidas, durante aproximadamente seis meses muitas pessoas deixaram de ir a suas consultas e não realizaram seus exames periódicos. A consulta ao mastologista, bem como a realização de mamografia para mulheres acima de 40 anos deve ser anual, aqueles mulheres com histórico familiar de câncer devem iniciar o rastreamento mamográfico antes do quarenta anos de idade.
 
Fernando Melo – Vice presidente Sociedade Brasileira de Mastologia – CE

Pesquisar