Quanto antes melhor

Todos se preocupam, temem o câncer, por tudo que ele pode vir a causar, seus mitos, seus tabus, mas o câncer de mama traz um temor ainda para as mulheres, além de ser o de maior incidência, afeta um órgão especial, símbolo da imagem da mulher.


Para o corrente ano são estimados 66.280 novos casos para o Brasil e 2.510 novos casos para nosso estado.


O movimento “Outubro Rosa”, tem como sua marca registrada o laço cor de rosa, hoje em dia é uma campanha de abrangência mundial, a qual teve início nos Estados Unidos da América, onde o Congresso Nacional votou e aprovou lei estabelecendo outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama.


A Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Ceará, no período de 1998/2001, realizamos campanha educativa com o seguinte slogan Câncer de mama – se toque, o qual, com o duplo sentido, teve a intenção de alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Na gestão seguinte, a Sociedade Brasileira de Mastologia realizou a “Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária”, com o slogan Fique de olho.

A campanha de maior penetração e apelo, sem dúvida é o “Outubro Rosa”. Nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Mastologia aderiu a essa campanha mundial, que, além do esclarecimento sobre a doença, luta também pelo acesso ao diagnóstico e tratamento.


Neste ano de 2020 o slogan do Outubro Rosa em campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Mastologia é “Quanto antes melhor”, alertando da necessidade do diagnóstico precoce, pois quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a possibilidade de preservação da mama e cura.


Não podemos esquecer que em tempos de pandemia, vivemos um período atípico de nossas vidas, durante aproximadamente seis meses muitas pessoas deixaram de ir a suas consultas e não realizaram seus exames periódicos. A consulta ao mastologista, bem como a realização de mamografia para mulheres acima de 40 anos deve ser anual, aqueles mulheres com histórico familiar de câncer devem iniciar o rastreamento mamográfico antes do quarenta anos de idade.


Fernando Melo - Vice presidente Sociedade Brasileira de Mastologia - CE



Av. Dom Luís, 300

Meireles, Fortaleza - CE - Sala 1122

(85) 3092.0401 / (85) 3264.9466

amc@amc.med.br

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone