Av. Dom Luís, 300

Meireles, Fortaleza - CE - Sala 1122

(85) 3092.0401 / (85) 3264.9466

amc@amc.med.br

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone

    Boletim Semanal nº 358




    36º Congresso Brasileiro de Reumatologia


    “Fortaleza sediou o 36º congresso Brasileiro de Reumatologia, que aconteceu de 04 a 07 de setembro no Centro de Eventos. Celebramos com muito estilo os 70 anos da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Foram 2600 inscritos, Reumatologistas de todo o Brasil, e contamos com a presença de mais de 20 convidados internacionais. Iniciamos o congresso na Escola de Saúde Pública, com o Encontro Nacional de Pacientes Reumáticos, organizado pelo Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará (GARCE), que foi anfitrião de diversas associações de pacientes do país. A programação científica, comandada pelo Dr. Airton Rocha, diretor científico, foi muito rica e completa. Tivemos 7 cursos pré-congresso, incluindo curso de ultrassom e densitometria óssea. A abertura contou com a apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Coral do GARCE e Orquestra Popular do Nordeste. Fortaleza foi para a final do quiz show, juntamente com USP e Escola Paulista de Medicina, obtendo o primeiríssimo lugar! Foi muita emoção. A festa de encerramento aconteceu no La Maison Dunas, uma White Party, ao som da Banda Acaiaca. Foi um evento de excelência científica e social! ”

    Kirla Poti – Reumatologista


    Comissão organizadora: Eduardo Goncalves (presidente do congresso), Niedja Bezerra (comissão social), Kirla Poti (presidente da Sociedade Cearense de Reumatologia), Lysiane Ramos (comissão social) e André Xenofonte (vice-presidente do congresso)

    Vencedores do Quiz Show: Dr. Rodrigo Azevedo (residente do HGCC), Dra. Mailze Campos (Reumatologista da UFC e HGF), Dra. Jokasta Nunes (residente do HGF) e Dr. Ruy Sampaio (residente do HUWC)

    Encontro Nacional de Pacientes Reumáticos, que aconteceu na Escola de Saúde Pública

    Encerramento com White Party no La maison Dunas

    Conselho Regional de Medicina comemora 60 anos em solenidade

    O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) foi homenageado em sessão solene, nesta segunda-feira (09/09), em razão dos 60 anos de fundação da entidade. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa e atendeu requerimento dos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Heitor Férrer (SD), subscrito pela deputada Dra. Silvana (PR). Segundo o deputado Heitor Férrer, o Cremec tem empreendido reiterados esforços no sentido de aperfeiçoar e buscar cada vez mais a valorização e o respeito aos profissionais médicos ao longo de suas seis décadas de existência.


    “O Cremec tem, sobretudo, adotado um comportamento retilíneo diante dos dilemas tantas vezes vivenciados por médicos e pacientes, consolidando na esteira de uma aprendizagem permanente uma história de lutas em prol da categoria médica e, por extensão, em favor das demandas e anseios da nossa população, ainda por demais carente de melhor atendimento no sistema de saúde, sobretudo quando se trata da saúde pública”, ressaltou.


    A solenidade homenageou o atual presidente do Cremec, Dr. Helvécio Neves Feitosa; o presidente entre 1983/1989 e entre 2003/2018, Dr. Ivan de Araújo Moura; o presidente do Cremec no período 1989/1993, Dr. Dalgimar Beserra de Menezes; e o presidente no período 1993/2003, Dr. Lino Antônio Cavalcanti.

    Também participaram da solenidade o presidente da Associação Médica Cearense, Carmelo Silveira Carneiro Leão Filho; o representante do Sindicato dos Médicos do Ceará, Sandro Roberto Cavalcante Bandeira, e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da AL, João Milton Cunha de Miranda.

    Representantes da Assembléia e das Entidades médicas Foto: José Leomar

    XLI Jornada Cearense De Psiquiatria

    A XLI Jornada Cearense de Psiquiatria, o XIX Encontro Cearense de Residentes e Ex-Residentes de Psiquiatria e o II Encontro de Profissionais de Saúde Mental, acontecerão de 18 a 21 de setembro, no Hotel Sonata de Iracema em Fortaleza.

    Esse evento, já tradicional no calendário medico do Estado, é uma realização da Sociedade Cearense de Psiquiatria-SOCEP e conta ao longo de suas várias edições, com o apoio inestimável de muitos parceiros, atraindo um público estimado de 400 pessoas, entre médicos, estudantes e profissionais da área da saúde, que em palestras, cursos e debates, discutem temas relevantes, num momento de troca de saberes e aprimoramento profissional.

    Nos quatro dias de jornada, estarão sendo oferecidos 04 minicursos: Neurociência do Envelhecimento, CID 11, Suicídio: Uma Visão Multidisciplinar-Módulo IV- “Existirmos a que será que se destina? ” e Atualização em Neuropsicofarmacologia e Interações Medicamentosas. Finalmente em parceria com a SESM (Secretaria Executiva de Saúde Mental) da Secretaria de Saúde do Estado, a Oficina: Costurando Redes: Tecendo Diálogos.

    Temas como: Cuidados em Situação de Tragédia, Inovação e Diversidade em Psicoterapia, Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica, Assistência em Saúde e Mundo Digital, Sexualidade, Reabilitação de Indivíduos com Transtornos Mentais Graves e Persistentes, Novas Perspectivas no Tratamento da Depressão e Tentativa de Suicídio na Infância e Adolescência, dentre outros, serão discutidos em 16 mesas redondas, Colóquios e Roda de Discussão, por profissionais da Capital e do Interior do Estado.