Espaço do Associado

Email:
Senha:



Associe-se e tenha vantagens!

Esqueci minha senha

Localizador Profissional

Nome:

Cidade:

Assinar Newsletter!

Artigos Médicos - Dormência nas mãos


Deficiência de vitaminas, diminuição da circulação, idade e doenças do coração são as várias explicações para centenas de pessoas que se queixam de dormência nas mãos. Mas essas explicações não correspondem à verdade científica. Exceto algumas alterações na circulação arterial, que ocorre ao nível da axila, e algumas doenças arteriais raras, a dormência nas mãos é provocada por compressão de nervos. Mesmo nas alterações arteriais axilares, há a compressão dos nervos nesse nível (plexo braquial). Não esquecer que existem causas psicogênicas (depressão e estados de ansiedade).

Hérnia de disco cervical, costela cervical, tumores, síndrome do desfiladeiro torácico, artrite reumatoide, diabete, polineurites, mal de hansen, obesidade, infecções crônicas, hipotiroidismo, siringomielia, esclerose múltipla, gravidez, síndrome do túnel cubital e síndrome do túnel carpiano podem causar dormência nas mãos. A Síndrome do túnel carpiano é a mais freqüente e pode ter como causas algumas já citadas, diabete, obesidade, hipotiroidismo, por exemplo.

A síndrome do túnel carpiano decorre de uma compressão do nervo mediano no punho, quando ele atravessa um túnel juntamente com os tendões flexores da mão. Esse túnel começa a fechar e aperta o nervo mediano, provocando inicialmente dormência, seguida de dor e mais tardiamente atrofia de parte dos músculos da mão ( o músculo da mão vai secando).

Além de causas conhecidas, existe a forma idiopática (de causa não identificada).Os sintomas são insidiosos e vão aumentando lentamente. Predominam nas mulheres e pioram muito à noite.

Um detalhe importante – os sintomas não afetam o dedo mínimo, pois esse dedo e metade do dedo anelar são inervados por outro nervo ( o nervo ulnar). Apertar o punho com a outra mão costuma desencadear a dormência ou aumentá-la, o mesmo acontece também com a flexão ou extensão forçada.

Os portadores de dormência nas mãos e formigamento nas pontas dos dedos precisam ser atendidos e examinados por profissional competente, impondo-se um diagnóstico diferencial cuidadoso para evitar erros de tratamento. Algumas causas têm tratamento clínico e outras têm tratamento cirúrgico. O tratamento da Síndrome do túnel carpiano compressiva é cirúrgico.

É uma cirurgia simples, com anestesia local e com duração de dez minutos, sem necessidade de internamento. Sempre usamos o microscópio cirúrgico e o resultado final é excelente.